Categorias
A Turma AFA Arca da Aliança Histórico

Revista AFA 1979

A Revista Esquadrilha é uma tradição da Academia da Força Aérea. Ela é publicada anualmente para registrar a Declaração de
Aspirantes a Oficial.

Eu, como muitos amigos, nunca me conformei com o fato de a nossa Turma não ter a revista do nosso tempo na AFA. Sei que houve intenções e movimentos nesse sentido, mas que não se concretizaram. Eu me proponho a realizar esta tarefa, no prazo de um ano, com a inestimável colaboração de todos.
Vou tentar reunir fotografias e material do período 1976~1979. O Yasuda disponibilizou o material da “Arca da Aliança”, que são muito valiosas, mas não suficientes.
Quem tiver fotos e material, por gentileza, enviem por e-mail ao renato.mori@uol.com.br

Projeto Revista AFA 1979


Graças à inestimável colaboração do Marcio, já tenho cerca de 150 fotos de 1976 a 1979. Muitas delas eu jamais tinha visto. Estou organizando por ano e depois farei uma seleção. Existem algumas lacunas relativas aos seguintes eventos/atividades:
1976 – baile do Espadim;
1977 – competição interna;
1978 – fuga e evasão e exercício de sobrevivência, instrução aérea;
1979 – instrução aérea, viagens de instrução, fotos de Pirassununga.

Quem tiver, favor enviar ao e-mail
renato.mori@uol.com.br

Em 15 de dezembro de 2019 completamos 40 anos de Aspirantado.

Como você bem sabe, existe uma lacuna na nossa Turma, que é a falta da nossa revista “Esquadrilha”, que é editada por cada turma de formandos.

Eu nunca me conformei com isto e neste ano propus à Turma a edição da revista. Para tanto, estou na fase de coleta de fotografias do período 1976~1979.

Já tenho várias, com a colaboração de colegas. O Marcio me enviou várias que ele conseguiu junto à AFA. O Yasuda também deu uma valiosa ajuda, pois ele tem muitas fotos digitalizadas, no site “Arca da Aliança“.


Por intermédio do Marcio, já fiz contato com um cadete do 4° ano da AFA, que irá me passar o contato com a editora que publicará a revista da turma de 2020.


Enfim, é um trabalho árduo, como se fosse arqueologista. Mas pretendo finalizar até o final do ano e apresentá-la no encontro de Guaramiranga, em 2021. Antes disso, claro que pretendo enviar para revisão de alguns colegas, que tem experiência em edição de livros, tais como o Miessa, Marcelo, Albuquerque.


Obrigado pelo esclarecimento e assim como eu , ninguém do grupo de SP , comentou tal iniciativa , eu desconhecia por completo . Poderemos a começar a peneirar, como um GEÓLOGO E DIVULGAR, para a turma da AFA 76/79 . Obrigado!!!!

O grupão da Turma no whatsapp já está sabendo.


Quem tiver fotos, favor enviar ao meu e-mail renato.mori@uol.com.br

Q&A

Bonito gesto Mori, vamos ver se conseguimos, a ideia é ser somente virtual? Não, Miessa. A ideia é de termos um revista editada e impressa, como seria em 1979. Quem sabe, até com buraco de cupim. Uma revista. Entendi!

Os nossos amigos que moram em Pirassununga conseguiriam material junto à AFA?

Caro Mori, excelente iniciativa. Por ocasião da nossa última reunião em Pirassununga, olhei (Marcio) todos os registros dos anos de 76 a 79 da Seção Foto da AFA e seus livros históricos. Antigamente a seção era subordinada ao Comando da AFA e a maioria das fotos do histórico eram somente dos principais de eventos. Os grandes álbuns estão bastante deteriorados, dificultando o manuseio. Tirei foto das fotos que identifiquei, adicionei as escaneadas pela própria seção e algumas dos EIA. É possível que eu tenha deixado passar alguma coisa dos álbuns, por ser difícil identificar as imagens sem a devida identificação da cerimônia. Foram feitos alguns atalhos e divulgados no nosso grupo.
Estou sempre à disposição.

Mori!!! (Nardin) As fotos que Eu tiver devo encaminhar via email ou whatsapp?

2 respostas em “Revista AFA 1979”

Sou irmão do Racine Ferrari ano entrada na EPCAR 1973 Numero 73299,gostaria de obter fotos do meu irmão se possivel for,desde ja obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.